Tomo Whey, preciso tomar BCAA?

Os BCAA's possuem uma importância fundamental ao organismo e à construção da massa muscular. Eles são três, leucina, isoleucina e valina. O primeiro passo para saber se você precisa suplementar com bcaa's é saber exatamente quanto deles você já consome com os suplementos protéicos. 

Não se há um dosagem exata de tais aminoácidos que deve ser tomada durante o dia. Mas uma coisa é certa, pessoas que praticam atividade física possuem maior necessidade deles. Na literatura, encontramos muitas fórmulas para achar a dosagem diária desses aminoácidos através da dieta. Alguns consideram para pessoas comuns a fórmula PESO X 34, ou seja, uma pessoa de 60kg x 34 = 2040, portanto a pessoa deve consumir 2040mg ou 2g de bcaa's. Já para praticantes de atividade física, podemos usar as fórmulas PESO X 77 ou X 83, respectivamente 4620mg e 4980mg ou arredondando, 5g para as duas fórmulas.

Já o Dr. Di Pasquale, aquele que defende a dieta metabólica recomenda a fórmula PESO X 0.17 = resultado já em gramas, para 60kg X 0.17 temos 10.2g de bcaa's ao dia. Há ainda dosagens mais audaciosas, indicando em média 25-35g ao dia.

Dosagem alta de bcaa's custa caro, no mercado não existe um suplemento que forneça 10g de bcaa's na dosagem (se tiver me avisem!!) Muitos suplementos não chegam nem a 3g. Mas, antes de escolher o suplemento de bcaa's para melhorar a qualidade de aminoácidos da sua dieta, importante para a construção da massa muscular, você deve contar o quanto deles você já está consumindo com outros suplementos. 

Vejamos alguns shakes protéicos:



Portanto, alguns dos suplementos mais comuns já podem suprir a dose diária de bcaa's. Com 3 doses de shakes de proteínas ao dia, conseguimos em média 15g de bcaa's ao dia (dependendo da marca do whey ou caseína), caso você queira consumir doses mais altas de bcaa's, ficará mais econômico suplementar com produtos específicos: bcaa's em cápsulas, pó ou líquido. Geralmente, os suplementos em pó e líquido possuem mais aminoácidos por dose. Geralmente eles veem determinando a dosagem, exemplo: AMINO 3000 ou seja, 3g por dose. O ideal é comprar aquele que oferece mais bcaa's por dosagem.

Qual horário devo tomar BCAA?

Bcaa's devem ser tomados ao longo do dia , podem ser tomados isoladamente antes dos cardios em jejum, antes dos treinos (até 30 minutos antes) e após o treino.

Pré-treino com bcaa's

Como pré-treino eu gosto muito do sShotgun da VPX, na dosagem temos 18g de proteínas e 6.1g de aminoácidos essenciais, entre eles os bcaa's. O outro é o NO SyntheSize também da VPX, porém sem cafeína e estimulantes, pode possuir mais bcaa's na dosagem comparado ao Shotgun, porém não especificam exatamente quanto temos de bcaa's.


Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Lara!
    vc sempre nos ajudando! Sempre tive essa dúvida, se complementava o bcaa, já que o próprio whey já vem bcaa. Faço assim, 5g bcaa + 5g glutamina antes do treino, depois + 5g bcaa e 5g glutamina + whey, como no whey que tomo já vem o bcaa e a glutamina, acho que estou desperdiçando bcaa e glut né?
    Abraço!
    Babi

    ReplyDelete

Note: Only a member of this blog may post a comment.